Não é de hoje que esse tema vem sendo discutido em diversos lugares, porém mesmo com toda essa discussão ainda existe pessoas que não sabem oque realmente significa a ditadura da beleza ou até mesmo sabem, porém continuam se rendendo a este tipo de inverdade e também se tornando alienado a tudo que a mídia impõe.
A beleza é algo que nunca deveria ter sido padronizado, afinal cada um tem um detalhe, um jeito ou algo que o torna belo e o diferencia dos demais, ser diferente nunca significou ser feio ou errado, estar fora dos padrões não é um erro e muito menos um crime.
Acredito que quase todo mundo já ouviu pelo menos uma vez a palavra ditadura, no governo a palavra ditadura esta relacionada a forma em que o governante exerce seu poder sem respeitar a opinião das outras pessoas, que no caso seria a democracia, o governo é dirigido de acordo com as vontades do governante e não pela vontade do povo, o governo manda e o povo obedece.
Infelizmente a ditadura não se faz presente somente no governo, mais sim na vida de muitas pessoas, esta pode ser chamada de ditadura da beleza, onde as pessoas tem que seguir oque é imposto tanto nas mídias, bem como na sociedade a volta, é como se tivesse que seguir um padrão, quem estiver fora desse padrão pode se considerar excluído. O padrão de beleza esta por toda a parte e pode ser notado facilmente, principalmente em mulheres.
Em pleno século XXI as pessoas ainda são influenciadas a seguirem padrões, tudo isso por terem medo de serem diferente, gostaria de saber quem foi que inventou essa de que todos temos que ser igual ao ponto de seguir os padrões que nos impõe. Somos bombardeados frequentemente pelo capitalismo, que nos influencia a esquecer a nossa origem e naturalidade, nos influencia a sermos consumistas ao ponto de nos esquecer quem realmente somos e sim igual a quem queremos ser.
Por conta dessa tal ditadura, milhares de pessoas sofrem diariamente por conta das repreensões feitas por aqueles que seguem os padrões. Por ser diferente daquilo que a sociedade considera correto e certo, muitas pessoas apanham e morrem, pode até parecer bobo pois dificilmente a mídia vai mostrar isso na TV, porém o assunto é sério.
Assim como muitas pessoas sofrem e morrem por não seguirem padrões, algumas sofrem e morrem por consequências de seguirem padrões, colocam a vida em risco só para se sentirem perfeitos para a sociedade.
1
Crianças e adolescentes ficam expostos a seguirem esses padrões, se não for magro, alto de olhos e cabelos claros, ishiii, pode se considerar fora dos padrões. Estas mesmas crianças e adolescentes crescem ouvindo e vendo os padrões que devem seguir para serem aceitos e quando chegam a fase adulta, acabam passando dos limites do corpo humano, se arriscando em cirurgias, se desconfigurando cada vez mais.
De pequenas e pequenas mudanças quando se olharem no espelho será impossível se reconhecer, pois a originalidade não existirá mais, fazem de seus corpos um quebra cabeça, porém utilizando peças padronizadas e que a qualquer momento podem mudar, afinal os padrões de beleza sempre mudam, por isso as pessoas sofrem tanto tentando se encaixar em peças que não fazem parte de seus-quebra cabeças.
Pode parecer impossível, mas é fácil se libertar desses padrões, basta começar a praticar o amor próprio, se olhar no espelho e amar suas imperfeições, querer mudar uma coisinha ou outra não é errado, fazer cirurgia plástica não é errado, ter artistas como inspiração também não é errado, o problema é se render aos padrões que as mídias impõe como certo, errado mesmo é querer se parecer com alguém e fazer de tudo para se parecer com alguém só porque as características desse alguém bate com o padrão de beleza.
Faz sentido lutar pelos nossos ideias, por aquilo que acreditamos, garanto que será muito mais feliz fora dos padrões, só o fato de poder ser quem você realmente quer ser, ou seja você mesmo, já traz uma sensação de liberdade bem melhor que qualquer padrão. É claro que não obedecer a ditadura da beleza não será uma tarefa fácil, criticas sempre irão existir, a diferença vai estar dentro de cada um que estiver disposto a enfrentar isso, seja você negro, branco, baixo, alto, gordo, magro, jovem, velho, criança, adulto, deficiente físico e etc.
Não se esconda mais atrás de falsa aparências, seja você quem deve ser e viva a liberdade, tenha auto-estima e jamais fuja de sua naturalidade seja ela qual for.
Espero que gostem do post e não façam parte dessa ditadura da beleza, faça da felicidade um padrão na sua vida.
Beijos até o próximo.
Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos.
1 João 4:9
1 João 4:9
5 Comentários
Bom dia, já fui muito magra. Hoje tenho alguns pneus da gravidez e percebi que as pessoas se preocupam muito mais com nossa aparência do que nós mesmas. Hoje não busco um padrão de beleza, sou feliz com meu corpo do jeito que ele é, mas claro que buscar uma melhor forma não faz nenhum mal desde que com sabedoria.
ResponderExcluirBeijos 😘
Blog Minhas Inspirações
Tempos atrás li um estudo que mostra que as crianças já crescem querendo ser como fulano ou sicrano. Com as meninas, elas podem, ainda bem novas, podem ficar longos períodos sem comer e querer usar maquiagem ou tentar convencer a mãe a mudar o cabelo dela. Mitas dizem que querem ser loiras. Eu não assisto mais televisão. Me recuso a ver essa baboseira ser retratada como certo, natural.
ResponderExcluirVidas em Preto e Branco
Por causa da então ditadura muitas pessoas vivem infelizes, têm sua autoestima diminuída, não sentem-se bem nos grupos sociais, pensam que não se encaixam no mundo por serem diferentes do que é pregado pelo "padrão de normalidade". Como você disse no importante post, essa é uma das características do sistema capitalista, que visa apenas o lucro em cima da sociedade contemporânea. Lamentável!
ResponderExcluirOlá Brunaa tudo bom com você!! Realmente hoje milhares de pessoas, principalmente as mulheres se submetem a tamanha humilhação para poder ficar nos padrões da beleza e uma mídia e sociedade hipócrita que na minha opinião não sabe respeitar as diferenças de ninguém, acham que a beleza está apenas no exterior mas o interior ninguem quer saber!!! Eu infelizmente fui já fui vitima dessa ditadura opressora tinha muitos complexos de inferioridade por achar meu pé muito grande pois eu calço 40 e vc sabe como é né pra sociedade a mulher tem que ter o pé 36,37 kkkk Então sofri a muito tempo com isso, até eu entender que quem tinha problemas não era eu e sim essa sociedade estranha em que vivemos, que Deus me ama assim e o que o homem pensa ou fala não tem valor nenhum! são só pessoas normais como eu que um dia vai morrer também e vai se tornar pó, dai eu me aceitei e hoje eu me amo demais kkkkk
ResponderExcluirEu amei o seu post muito bem explicado e muito inspirador, já virei a sua fã!!!
Beijos, sucesso!!!
www.pessoafashion.blogspot.com
Tema muito necessário.
ResponderExcluirRecentemente abordei o mesmo tema, consciência é muito importante, principalmente com essa busca pela perfeição cada vez maior e a imposição da mídia igualmente alarmante influenciando jovens todos os dias.
Auto aceitação e amor próprio tem sido uma urgência escassa na realidade atual.