VINAGRE DE MAÇA NO CABELO
Quem foi que disse que precisamos utilizar produtos caros para cuidar do nosso cabelo e que só esses produtos super caros que vão dar um bom resultado? Isso não é verdade, podemos cuidar dos nossos cabelos com diversos tipos de produtos naturais e alguns desses produtos que temos em casa de baixo valor também podem ser utilizados para cuidar do nosso cabelo no dia a dia.
Saindo dos ingredientes da cozinha e indo para os cuidados com o cabelo o post de hoje é sobre o vinagre de maça no cabelo, o queridinho das meninas que gostam de cuidar do cabelo com receitas caseiros e bem econômicas.
Já existem diversas marcas de cremes para o cabelo que estão inserindo em sua composição o vinagre de maça, isso só ajuda a comprovar que o vinagre de maça realmente pode trazer benefícios em seu uso.
O QUE É VINAGRE DE MAÇA
O vinagre de maça ocorre a partir de um processo de fermentação natural do sumo da maça, água e açúcar. Para fazer esse processo as maças são espremidas o que resulta em um suco e são adicionados micro-organismos que se alimentam de açúcar, eles vão fermentando e produzindo o álcool.
O processo não para aí, após acontecer isso outros tipos de micro-organismos transformam o álcool em ácido acético e água. E é a partir disso que ocorre o processo de fermentação e surge o vinagre de maça.
BENEFÍCIOS DO VINAGRE DE MAÇA
O vinagre de maça possui diversos benefícios para todos os tipos de cabelo, até mesmo em cabelos com tinturas e alisamentos. Entre alguns benefícios estão:
Limpeza profunda
No nosso dia a dia utilizamos muitos produtos em nosso cabelo e por fim acabam ficando acumulados nos fios e no couro cabeludo. O vinagre de maça é um ótimo ajudante para fazer uma limpeza profunda, pois ele é capaz de quebrar a estrutura molecular de resíduo, reduzindo a fragilidade dos fios e a opacidade.
Cabelo hidratado por mais tempo
Quando as cutículas do cabelo estão desalinhadas o cabelo não consegue absorver de forma eficiente os produtos que você utiliza.
O vinagre de maça tem o poder de alinhas as cutículas do cabelo pois tem um pH ácido e esses tipos de pH costumas deixar as cutículas do cabelo mais alinhadas.
Reduz o frizz
O frizz que acorre em nosso cabelo nada mais é do que as cutículas capilares eriçados que aparecem por cima do cabelo. Ao utilizar o vinagre de maça , ele vai hidratar e selar as cutículas, diminuindo assim o frizz.
Fornece brilho
O vinagre de maça é capaz de dar brilho ao cabelo, pois ele uni as cutículas do cabelo e faz com que os fios reflitam mais luz. Quanto menos selado é a cutícula do cabelo, menos luz ela reflete e maior fica a aparência de opaco os fios.
Combate a oleosidade do couro cabeludo
Normalmente as pessoas que mais reclamam de oleosidade no cabelo são as pessoas que possuem os cabelos lisos, a maior reclamação é a sensação do cabelo ficar grudado na cabeça com a sensação de cabelo ensebado. Além de toda essa questão, também tem a reclamação da formação de caspa por conta da oleosidade.
O vinagre de maça vai auxiliar a combatera oleosidade do couro cabeludo, evitando assim todo aquele estresse com a situação do cabelo.
COMO USAR O VINAGRE DE MAÇA
Não tem muito segredo para usar o vinagre de maça nos cabelos e existem algumas formas diferentes de se utilizar. Dentre essas formas estão:
Como condicionador:
Algumas pessoas que preferem utilizar produtos naturais no cabelo, utilizam o vinagre de maça como condicionador, esses tipos de pessoas que preferem cosméticos naturais tem como maior beneficio a ajuda do vinagre de maça para alinhamento da cutícula e diminuição do embaraçamento. O vinagre de maça não tem efeito condicionante, mas tem efeitos de diminuição de frizz igual o condicionador.
Para utilizar o vinagre de maça no lugar do condicionador faça a lavagem com shampoo e depois dilua o vinagre de maça em água, a proporção a ser seguida é 10 de água para 1 de vinagre e aplique nos cabelos sem enxaguar.
Como máscara de tratamento:
O vinagre de maça pode ser adicionada a uma máscara de hidratação para potencializar o produto e ajudar no controle da porosidade capilar. Para fazer essa mistura escolha uma máscara neutra, pois após a mistura da máscara e do vinagre o pH final deve estar entre 4 e 5 para que seja efetivo o alinhamento da cutícula.
Como tônico:
O vinagre de maça pode ser utilizado no couro cabeludo para controlar a oleosidade excessiva. Para utilizar como tônico basta diluir meia porção de vinagre com meia porção de água , misture os dois e se preferir coloque em um borrifador para ficar mais fácil. Borrife no couro cabeludo e faça massagens levemente para melhor absorção, caso você não tenha nenhum tipo de irritação no couro cabeludo pode deixar o produto no couro cabeludo até a próxima lavagem.
Em casos de psoríase é indicado fazer a aplicação e assim que secar enxaguar o cabelo para retirada da mistura feita, evitando assim irritações no curo cabeludo.
QUANTO TEMPO DEIXAR O VINAGRE DE MAÇA NO CABELO?
Quando for misturar o vinagre de maça com a máscara deixe essa mistura no cabelo por aproximadamente de 5 a 10 minutos no fio.
Quando a mistura for com água para substituir o condicionador não precisa ser retirado do cabelo.
Quando utilizar o vinagre como tônico pode deixar no couro cabeludo também, porém caso tenha algum tipo de irritação ou se incomode com o cheiro do vinagre, pode enxaguar e fazer a retirada da mistura.
QUANTAS VEZES POSSO UTILIZAR O VINAGRE DE MAÇA NO CABELO
Como máscara: de 2 a 3 vezes no mês.
Tônicos: 2 vezes por semana
PODE UTILIZAR VINAGRE DE MAÇA PURO?
Não é indicado utilizar vinagre de maça puro nos cabelos e nem no couro cabeludo por conta do seu pH ser muito baixo, ele pode ser comparado a progressiva por conta desse pH ácido.
Prefira utilizar o vinagre de maça sempre misturado com algo para não prejudicar seu cabelo, o mal uso do vinagre de maça pode causar irritações, caspas, dermatites e ate queimadura, então fique atento ao utilizar da forma correta.
O vinagre de maça é muito bom para os cabelos quando utilizado da forma correta, por isso nunca faça a aplicação do vinagre de maça puro no cabelo com a intenção do efeito ser melhor, ao contrário disso o efeito vai ser ruim para seu cabelo.
0 Comentários