BELEZA: O QUE É SKIN CARE? COMO FAZER?

Cuidados com a pele


Cuidar da pele pode até parecer besteira, porém é mais importante do que você imagina. Uma pele cuidada de forma correta, evita vários problemas e até mesmo doenças.

Com toda certeza você já ouviu falar em Skin care, essa palavra é um termo em inglês que significa cuidados com a pele, esse termo tem relação com nossa rotina diária de cuidados para manter a pele nutrida, limpa, hidratada e jovem por mais tempo, esta é uma das palavras que vem sendo muito utilizada no Brasil nos últimos anos.

Cada dia cresce mais a procura por cosméticos e dermocosméticos para utilizar no skin care diário de cada pessoa. A preocupação com os cuidados da pele está crescendo cada dia mais, são inúmeros tipos de produtos para vários tipos de pele. O problema em geral é que muitas pessoas não procuram profissionais para recomendarem tais produtos e vão usando o que acham certo, mas nem sempre tal produto serve para seu tipo de pele.

Após passar por um profissional e realizar exames minuciosos sobre sua pele, este dirá qual seu tipo de pele e quais produtos utilizar. Mesmo sabendo que precisamos ir até esses profissionais, nem sempre temos condições, então caso você vá cuidar de sua pele sem ajuda de um profissional,  você precisará primeiramente entender qual seu tipo de pele.

Tipos de pele:

  • Seca
  • Mista 
  • Normal
  • Oleosa
  • Acneica
Após verificar qual seu tipo de pele poderá então saber qual melhor produto para usar em sua pele, normalmente os produtos vem com descrição sobre em quais tipos de pele podem ser usados. O skin care começa ai nesse ponto, é necessário saber seu tipo de pele, ter os produtos e criar uma rotina de cuidados.

cuida da pele com produtos

Abaixo estará o passo básico para seu skin care diário caso você não saiba como fazer ou por onde começar, lembre- se é necessário cuidar da nossa pele todos os dias.

Passo básico de skin care

  1. LIMPEZA
limpeza de pele

A limpeza do rosto é muito importante, é neste momento que as impurezas, oleosidade em excesso, poluição do dia a dia serão retiradas da pele com ajuda de produtos específicos. 
A limpeza pode ser feita com gel de limpeza, leite de limpeza ou um água micelar, claro que sempre respeitando seu tipo de pele e com o ph mas próximo da sua pele.

   2. ESFOLIAÇÃO

esfoliante para pele

Após a pele estar limpa das impurezas é hora da esfoliação, esta é uma etapa muito importante também pois ajuda a remover as células mortas da pele e promover a renovação celular.
É possível realizar a esfoliação duas vezes por semana, caso seu produto seja bem leve e com partículas bem pequenos, então você poderá utilizar todos os dias. Existem esfoliantes físicos que são estes que possuem microesferas e existem os esfoliantes químicos, com alfa hidroxiácidos, como o ácido glicólico ou ácido lático que podem ser aplicados todos os dias.

   3. SÉRUM

serum hidratante

O sérum é muito importante pois tem ativos bem mais concentrados quando comparados aos cremes e também penetram com mais profundidade na pele, tornando assim um tratamento mais eficaz para hidratação.
Algumas das ações deste produtos são: anti- envelhecimento, anti-manchas, hidratação, antioxidante  entre outros benefícios.  Normalmente cada sérum é especifico para um desses benefícios, então basta escolher oque sua pele está precisando no momento.

  4. CREME

creme hidratante para pele

Neste passo você pode utilizar um creme hidratante para ajudar a proteger a pele contra as agressões externas do dia a dia, como por exemplo a poluição.
Aplique  o creme na região do rosto, pescoço e colo, tome cuidado com a área dos olhos, utilize cremes específicos para esta área que é mais sensível.


  5. PROTETOR SOLAR

protetor solar

Após realizar todos esses passos do skin care, não podemos nos esquecer de proteger a nossa pele contra os raios solares que tanto nos prejudicam. O protetor deve ser utilizado todos os dias e dependendo como for deve ser retocado durante o dia.
Aplique o protetor de forma correta no rosto para que possa ter o devido efeito. O indicado pela  Sociedade Brasileira de Dermatologia é 1 colher de chá para o rosto e 3 colheres de sopa para o corpo.

Este é um passo básico para realizar o skin care, mas os cuidados com a pele vão além de tudo isso que foi citado acima, lembre-se que os produtos utilizados devem ser específicos para o rosto evite utilizar produtos de corpo em seu rosto, as composições são diferentes.
Caso tenha condições procure um profissional da área para que ele possa te auxiliar em relação ao seu tipo de pele e também quais produtos será melhor.


Caso tenha dúvidas sobre skin care, deixe nos comentários.


0 Comentários