EMPREENDEDORISMO FEMININO


Empreendedorismo feminino

Podemos dizer que hoje em dia o empreendedorismo feminino é um assunto que esta sendo cada vez mais discutido , especialmente devido ao crescente número de mulheres que decidem iniciar seus próprios negócios e poder ter uma liberdade financeira, principalmente para mulheres que tem filhos . Embora as mulheres ainda enfrentem desafios no mundo dos negócios, muitas estão encontrando maneiras criativas de superar esses obstáculos e ter sucesso no empreendedorismo.

Foi realizado um estudo pelo Sebrae no ano de 2020 e mostrou que o empreendedorismo feminino cresceu cerca de 21% em relação a 2019 no Brasil, alcançando a marca de 25,6 milhões de mulheres que estão à frente de seus próprios negócios. Essas mulheres estão tornando seus sonhos em realidade e criando empresas que geram impulsos e impulsionam a economia.

Todos os dias as mulheres enfrentam grandes desafios nesse mundo do empreendedorismo, mas embora ainda existam muitos desafios a serem enfrentados, o empreendedorismo feminino tem muitas vantagens em relação ao empreendedorismo masculino. As mulheres têm habilidades únicas, como por exemplo a capacidade de se comunicar de forma clara e eficaz, o que pode ser uma vantagem quando se trata de liderança e negociação. Além disso a mulher tem a grande habilidade de conseguir executar diversas tarefas ao mesmo tempo e com excelência.

Além disso, muitas mulheres empreendedoras são muito criativas e inovadoras, o que lhes permite encontrar soluções originais para os desafios que enfrentam. Elas também têm uma capacidade única de construir relacionamentos sólidos com seus clientes e colaboradores, o que pode ser uma vantagem competitiva significativa.

Apesar de todas as habilidades que as mulheres possuem, elas ainda enfrentam desafios quando se trata de empreendedorismo. Elas muitas vezes enfrentam barreiras financeiras, e na maioria das vezes possuem menos acesso ao capital e crédito do que seus colegas masculinos. Além disso, as mulheres muitas vezes são discriminadas e subestimadas no mundo dos negócios só pelo fato de serem mulheres, isso na maioria das vezes pode afetar sua confiança e sua capacidade de obter sucesso. O universo masculino ainda esta se adaptando com essa entrada das mulheres no mundo dos negócios e não mais como funcionárias, mas sim agora como donas de seus próprios negócios.

Felizmente, hoje em dia já existem muitas organizações e iniciativas que estão trabalhando para apoiar as mulheres empreendedoras. O Sebrae, por exemplo, oferece cursos e workshops para mulheres que desejam iniciar seus próprios negócios, além de fornecer informações e recursos para ajudá-las a ter sucesso. Há também muitas redes e comunidades de empreendedores que oferecem suporte e mentoria para mulheres empreendedoras, tudo isso por meios de cursos, vídeos, ebooks o que ajuda bastante as mulheres que também querem iniciar e tem medo de encarar o mercado.

Para concluir, o empreendedorismo feminino está crescendo em todo o mundo e oferece muitas oportunidades para as mulheres que desejam iniciar seus próprios negócios. Embora ainda existam desafios a serem enfrentados, as mulheres empreendedoras estão demonstrando que são capazes de superar esses obstáculos e criar empresas bem-sucedidas e inovadoras. Com o crescimento do empreendedorismo feminino no mercado de trabalho muitas mulheres estão se encorajando e encarando essa oportunidade para criarem seus próprios negócios sejam eles físicos ou até mesmo online que está super em alta hoje em dia.

Se você é umas dessas mulheres que encarou o empreendedorismo feminino, parabéns, não desista e siga a diante e se você que está com medo de entrar para o empreendedorismo, não deixe que o medo te impeça de viver coisas incríveis.

''Seja uma mulher que inspira outras mulheres.''

Me conte aqui nos comentários se você é uma empreendedora ou se tem vontade de empreender.


0 Comentários