Desde muito tempo a aromaterapia vem sendo utilizada por vários povos com a finalidade de promover o bem estar integral do ser humano, trazendo assim vários benefícios como por exemplo promover o relacionamento, reduzir stress e também desequilíbrios relacionados à saúde e beleza.
A palavra "aroma" se remete a cheiro e "terapia" a cura, esse termo foi criado pelo químico francês René Maurice Gattefossé nos anos 20, ele descrevia a prática do uso dos óleos de essências para a cura.
Os óleos essenciais são utilizados para a a prática de aromaterapia, esses óleos também são conhecidos como óleos voláteis, pois evaporam quando expostos ao ar em altas temperaturas. É necessário tomar cuidado para não confundir óleos essenciais com essência, os óleos essenciais são naturais extraídos de plantas, já as essências são sintéticas e podem causar reações alérgicas, por isso é bom sempre ler os rótulos dos cosméticos.
Além de tomar cuidado na hora de comprar os cosméticos, é bom saber também que devemos tomar cuidado com a quantidade de óleo essencial, esta é uma dica para garantir a segurança em seu uso no dia a dia.
No ambiente : pingue 10 gotas no seu aromatizador, você pode escolher o óleo de sua preferência.
Escalda pés : pingue 15 gotas de óleo essencial em um balde com água morna, mergulhe os pés e relaxe.
Massagem: 60 gotas de óleo essencial em 120 ml de óleo vegetal ( o recipiente deve ser escuro e vidro, guarde longe da luz).
Classificação básica das funções dos óleos essenciais:
- Animadores: alecrim, café torrado, tomilho linalol e noz moscada.
- Insônia: laranja-doce, lavanda, manjerona e olíbano.
- Analgésico: camomila-romana, lavanda e louro.
- Rejuvenescedor de pele: gerânio, copaíba, lavanda e mirra.
0 Comentários