Não existe cabelo ruim, essa história de cabelo ruim, vem de muitos anos atrás, onde diferenciavam brancos e negros, brancos com cabelo ''bom'' e negros com cabelo ''ruim'.
Essa associação de cabelo ruim a quem tem cabelos cacheado/crespo vem desde o apartheid, na África do Sul, onde se houvesse dúvidas sobre a raça de determinado indivíduo (oque é muito normal no Brasil, por causa da miscigenação), era realizado o teste do lápis. Este teste era realizado para definir se uma pessoa era branca ou negra, então um lápis era enfiado no meio dos seus cabelos. Se o lápis escorregasse e caísse, a pessoa era branca. Se ficasse preso, era negra.
O termo cabelo ruim, se enraizou na cabeça e na vida de muitas pessoas, pode parecer uma coisa boba, porém muitas pessoas são reprimidas por terem o cabelo crespo/cacheado e além disso são influenciadas a acharem que seus cabelos realmente são ruins. Ao ponto não se aceitarem como são, por isso muitas pessoas passam a alisar os cabelos.
O termo cabelo ruim é mais uma das inúmeras palavras preconceituosas que são utilizadas contra negros ou pessoas que possuam características de negros, não necessariamente a tonalidade da pele, mais sim os traços físicos, como boca, nariz, cabelo etc.
Infelizmente hoje em dia muitas pessoas ainda se utilizam desse termo ''cabelo '' quando querem citar sobre o cabelo crespo/cacheado, chega a ser ouvir as pessoas utilizando esse tipo de termo preconceituoso, que ofende e diminui a origem de quem possui cabelo crespo/cacheado.
Não aceite que digam que seu cabelo é ruim, pois ele não é. Certas coisas precisam entrar por um ouvido e sair pelo outro, valoriza suas características, suas origens e principalmente seu cabelo, que é seu cartão visita. Se aceite para que as pessoas possam te aceitar. Lute pelo que é certo e jamais deixe te menosprezarem pelo tom de pele, pelo tipo do cabelo ou algo que a sociedade ache que está fora dos tais padrões.
Seja um(a) representante das suas origens, liberte-se de todos os padrões e viva sua originalidade. Aceite sua raiz e sua ancestralidade.
CABELO RUIM NÃO EXISTE.
Espero que gostem do post e até o próximo.
2 Comentários
Amei o post, infelizmente o preconceito está enraizado na nossa cultura que muitas vezes a gente nem percebe, cabelo cacheado é lindo!
ResponderExcluirhttp://liacamacho.blogspot.com/
Ah mas a primeira pessoa que me falar que meu cabelo é ruim, já vai ouvir muita coisa de mim. Meu cabelo é maravilhoso.
ResponderExcluirÓtimo post