TURBANTES


Turbante não é simplesmente um pedaço de pano que é colocado de várias formas na cabeça, turbante tem uma origem, tem uma história e apesar de ainda se ter um certo preconceito a seu respeito, hoje em dia ele está em alta, muitas pessoas de diversas origem vem utilizando esse acessório.


Uns são mais ousados, com diversas amarrações ousadas outras são mais delicados , com cores mais suaves e com menos amarrações.

Os turbantes são muito utilizados e fazem parte da cultura da África, lá homens e mulheres utilizam tecidos enrolados no corpo e também na cabeça, além de fazer parte da moda esses turbantes, tem funções sociais, culturais e religiosas.


No Brasil os turbantes foram e ainda são muito utilizados pelas baianas, fazem parte dos trajes baianos, assim como na África ele também possui a função cultural e religiosa.



MODA


O uso do turbante fez parte da moda, o acessório foi utilizado por muitas mulheres na década de 1930, muito utilizado na segunda guerra mundial, as mulheres utilizavam os turbantes para esconder o mal cuidado com seus cabelos.





Na década de 60 o movimento negro nos EUA fez com que o uso dos turbantes voltasse, como forma de afirmação ao poder negro, já que fez parte da história e da cultura. O uso do turbante reforçava o empoderamento negro e ressaltava suas origens, as cores são vibrantes e as estampas em formas variadas, os turbantes transmitem por meio das cores e formas uma alegria e da mesma forma nos faz repensar em nossas origens e no que nossos antepassados sofreram.

Hoje apesar de fazer parte da moda, muitas pessoas não o usam por preconceitos e aqueles que usam ainda são jugados e muitas vezes zuados.
O uso de turbante da um empoderamento que só quem usa sabe definir, ele traz uma história e uma origem que deve sempre ser lembrado.








AMARRAÇÕES

Pode ser de diversos tipos basta usar a criatividade e a ousadia.

O turbante pode ser utilizado por qualquer pessoa mais para isso é bom que se tenha bastante atitude para enfrentar as criticas e mostrando que deve ser utilizado aquilo que te faz bem independente se a sociedade de agrada ou não.


0 Comentários